Objetivo principal

O objetivo principal deste Blog é proporcionar a interação entre crianças nas diferentes faixas etárias e séries com os conteúdos curriculares, por meio de diferenciadas formas de ensino e aprendizagem, de maneira em que as crianças aprendam, se divirtam, reflitam sobre suas colocações e troquem experiências.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Vamos conhecer um pouco sobre o tagram?!

A lenda do Tangram

O tangram é um quebra-cabeça chinês muito antigo, cujo nome significa "tábua das sete sabedorias". Não se sabe ao certo quem foi seu criador nem há quanto tempo o tangram existe, mas há muitas lendas sobre a criação desse jogo.
Uma delas conta que um dia, à mais de 4000 anos, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.


- Observe as peças desse tangram e responda:

O tangram é um quebra-cabeça formado por ______ peças de três formas: _____ triângulos, _______ quadrado e _____ paralelogramo.

Fonte: http://www.eb1-setubal-n17-amoreiras.rcts.pt/projectos/fotostangram/a_lenda_do_tangram.htm 

Edições SM. Aprender Juntos: Ensino Fundamental.

2 comentários:

  1. Percebam que com este trabalho você aprende sobre formas geométricas, aguça sua percepção visual e habilidades manuais, trabalhando também o raciocínio lógico.

    ResponderExcluir