Objetivo principal

O objetivo principal deste Blog é proporcionar a interação entre crianças nas diferentes faixas etárias e séries com os conteúdos curriculares, por meio de diferenciadas formas de ensino e aprendizagem, de maneira em que as crianças aprendam, se divirtam, reflitam sobre suas colocações e troquem experiências.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Vamos brincar um pouco com trava-línguas?

Trava-Línguas 

   Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. 

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/
 
Vamos tentar???

"A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha."

"Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem."

"Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será."

"Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando vento."

"Não tem truque, troque o trinco, traga o troco e tire o trapo do prato. Tire o trinco, não tem truque, troque o troco e traga o trapo do prato."

Domínio público

- Observe quantos verbos há nessas frases.

- Lembre-se que verbos são:

"Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos:
ação (correr);
estado (ficar);
fenômeno (chover);
ocorrência (nascer);
desejo (querer).
   
Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf54.php

 

  

 

Um comentário:

  1. Este trabalho é um conteúdo programático das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois se trata de um gênero textual, além de ser uma forma divertida de trabalhar verbo.

    ResponderExcluir